ENCERRADAS AS CELEBRAÇÕES DA SEMANA DE ÁFRICA EM MOÇAMBIQUE

Decorreu hoje, 25 de Maio, Dia de África, nas instalações do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique em Maputo, a cerimónia de encerramento das celebrações da semana africana foi presidido pela Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso.

Intervindo no evento, o decano do grupo dos Embaixadores Africanos, Antonie Kola Masala Ne Beby, afirmou que a ambição dos africanos deve residir na força e orgulho, mas a unidade africana é o complemento indispensável. Esta ambição exige mais eficiência, mais afirmação, mais imaginação, mais audácia, e sobretudo, a necessidade dos africanos unirem-se.

Por sua vez, a Ministra do Mar, Águas, Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, iniciou o seu discurso de ocasião dando a conhecer aos presentes que o país teve melhorias em alguns indicadores da segurança alimentar e nutricional em 2021. Avançou que o número de agregados familiares com reserva alimentar passou de 32% em 2020 para 56 em 2021, mais de 3 milhões de moçambicanos melhoraram a sua dieta alimentar. Deixou saber que o acesso da população à água segura, passou de 56% para 63% em 2021 e um número maior da população passou a ter um saneamento melhorado.

Segundo a governante, estes aspectos ilustram o compromisso do Governo de Moçambique em garantir a melhoria da Segurança Alimentar e Nutricional para todos, através da implementação de políticas acertadas e orientadas para o alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentável.

Num outro momento, a dirigente disse que espera que as comemorações da semana de áfrica tenham servido para maior consciencialização e reforço da resiliência na nutrição e segurança alimentar em Moçambique e no continente africano, com resposta aos actuais desafios impostos ao nosso continente, pelos efeitos das mudanças climáticas, a pandemia da Covida-19, os conflitos, entre outros.

Importa referir que a agenda 2063 da União Africana pretende ser uma estratégia global para optimizar a utilização dos recursos de África em benefício de todos os africanos, visando orientar o continente no caminho da consolidação dos processos em curso e de exploração estratégica de todas as oportunidades disponíveis a curto, médio e longo prazos, para assegurar a sua transformação socioeconómica positiva nos próximos cinquenta anos.

As celebrações deste ano em torno do Dia de África foram organizadas pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e tiveram lugar em Maputo desde o dia 19.

 

Artigos relacionados